sexta-feira, 30 de abril de 2010

Prazer, eu amo você

A um bom tempo eu tento entender o que significa o 'eu te amo'. Achei que fosse uma forma de dizer que se quer bem e que se gosta, mas começo a achar que andei enganada. Pela frequência com que é usado desconfio que seja um forma de falar 'bom dia'; quem sabe uma maneira de dizer 'oi', ou seria um 'tudo bem?'. Estou confusa!
Não entendo mais nada, as pessoas se conhecem e dez minutos depois fazem juras de amor eterno. Dizem que permaneceram para sempre com alguém que trocaram duas palavras, mas que mesmo assim tem certeza disso, porque se vestem da mesma forma, escutam as mesmas músicas, vão aos mesmo lugares, leem os mesmos livros e tem o mesmo ídolo. Lindo não é mesmo? Porque que diferença faz com que humor ela acorda? Ou como ela reage diante de um problema. E o que muda se ela é ciumenta e possessiva? Os defeitos superam qualquer amor-de-cinco- minutos, não é verdade?
Tenho quase certeza que estou cada vez mais louca. Procurem um hospício aonde eu possa cultivar algumas rosas e rega-las com meu pessimismo, pelo amor de Deus. Ou então me indiquem um bom terapeuta que possa livrar-me da minha insistência de achar que amor não acontece mas se constrói. Por favor, digam-me o que faço para poder aceitar e dizer um belo 'eu te amo' em um dia? Mas se for um trabalho muito grande, eu sugiro que me mandem de volta para o meu planeta.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

De gota em gota encheu-se o oceano

A pouco tempo, mais ou menos um mês atrás adquiri algo que me é de direito: o voto! Sim, eu tirei meu tão esperado título eleitoral. Tenho agora nas mãos o direito de decidir o futuro de meu país, ou pelo ou menos, de dar minha opinião a respeito.
Ouvi muita gente dizendo: ' deixa de ser boba menina. são só 17 anos, tu não tem obrigação de votar. vai perder um domingo todinho em uma fila para eleger alguém que depois nem vai lembrar de ti, são todos farinha do mesmo saco'.
E todas as vezes em que escutei estas barbaridades, me doeu o ouvido, a cabeça, o coração, mas o que gritou mais alto em mim foi a indignação. Respondo aos que me disseram e aos que calaram, não estou sendo boba, muito menos perdendo meu tempo; eu realmente não tenho a obrigação, mas eu tenho a consciência, porque eu sei que ainda existem políticos honestos, e eu não quero que lembrem de mim e que me sejam gratos, só quero que cumpram seu papel.
Ainda não tenho candidato, mas sei que votarei nos que dirigirem a maioria de suas propostas para educação, pois eu faço parte de uma corrente que defende que sem educação a saúde não vai para frente, muito menos a economia e é disso que o Brasil precisa.
E sim, eu gastarei parte de meu tempo pesquisando a vida política dos possíveis receptores de meu voto; irei assistir propaganda eleitoral, eu preciso saber em quem votar, preciso permanecer de bem com minha consciência. E no dia três de Outubro, vou acordar mais cedo, e sem cara fechada, enfrentar uma fila para entregar meu voto de confiança a quem espero não me decepcionar; e se me decepcionar há problema sim, e também solução, pois ainda terei em minhas mãos o voto!

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Um presente

Queria agradecer ao Rodolpho Padovani pelo presentinho (adorei) e a vocês que me presenteiam com cada palavrinha de carinho. incentivo e até mesmo crítica, muito importante para mim! Obrigada, amores.
Obs: este selo é direcionado aos blogueiros que "transmitem valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc."

As regras: 
-Exibir a imagem do selo no blog
-Exibir o link do blog que você recebeu a indicação: A arte de um sorriso
-Escolher 10, 15 ou 20 blogs para dar a indicação e avisá-los.



 Beijo amores...

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Acidente Corriqueiro

- Boa tarde doutor, acho que não preciso falar muito, meu corpo fala por mim, não é mesmo? Como o senhor vê tenho a rosto ainda marcado de sangue, as mão na carne viva, o joelho todo ralado. Minhas costas doem muito, e minhas pernas estão fracas demais.
-Como eu cai? Ah doutor, cai de um lugar chamado expectativa; ele é muito, muito, muito alto, chega quase a passar do
céu! Eu achava que era um lugar firme, mas quando dei por mim, fui empurrada. E agora estou nessa situação, como o senhor pode vê. Já ouvi casos parecidos com o meu, e se não me engano, essa doença depois da queda se chama decepção. Ai doutor, esta tudo dolorido, mas lhe confesso, o que mais me dói é o coração.
Depois da saída da paciente, entra a assustada atendente querendo saber o que havia se passado com aquela moça, e com um ar de sabedoria o médico lhe acalma: - não se preocupe, ela ficará bem. decepção não mata, ensina a viver!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Parabéns à você, meu amigo!

Talvez muitos não saibam mas hoje é o Dia Internacional do Livro (quero mais um para minha coleção!). E entrando no clima vou dá uma dica com meus 10 livros preferidos:

1. O Pequeno Príncipe -Antoine De Saint- Exupéry;
2. Feliz Ano Velho -
Marcelo Rubens Paiva;
3. Dom Casmurro -Machado de Assis;
4. Depois Daquela Viagem -Valéria Piassa Polizi
5. Marley e Eu -John Grogan
6. O Primo Basílio -Eça de Queiroz
7. Voo de Ícaro -Marcos Vilhena
8. Harry Potter (todos) -J.K. Rowling
9. O Menino do Pijama Listrado -
John Boyne
10. O Meu Pé de Laranja Lima -José Mauro de Vasconcelos.

Ah, meus queridos leitores, peço que vocês também recomendem seus livros favoritos!
Beijos

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Pague logo, eu imploro

Oi, sei que é muito cedo para vir aqui bater a sua porta, mas é que hoje eu acordei de bom humor e resolvi negociar a dívida que nós temos. E não me olhe com essa cara, você sabe que me deve e muito!
Quero que confira tudo o que venho lhe cobrar para que depois não vá reivindicar algo que não lhe é de direito. Sente-se, vamos começar!
Tem
de me pagar por todas as lágrimas que derramei por sua causa; todas as noites em que fiquei sem dormir te olhando; todo o sono que perdi por ter feito meus os teus problemas; pelas noites de sábado que fiquei em casa a seu lado, assistindo a um jogo de futebol, pelos domingos que tive de aguentar o macarrão sem gosto de sua mãe; me deve também pelos danos causados por conta decepções que provocou; pelos ciúmes que me causou; pelas vezes em que foi grosseiro; por nunca notar quando mudei meu cabelo para te agradar! Opa, toquei em um ponto muito importante, você tem de me devolver tudo de mim que exigiu que eu mudasse, me quero como antes de te conhecer!
Fiz e refiz meus cálculos, tomei muito cuidado para não errar, e sinto te informar, você me deve o seu amor de volta!

terça-feira, 20 de abril de 2010

Uma porta sempre aberta

Posso entrar? Quero saber se está tudo bem, você me parece tão cansada, há uma melancolia tão grande em teu olhar. Desculpe se eu lhe magoei.
Eu poderia deitar em seu colo? Queria contar-lhe o que andei fazendo e como o tempo atrapalhou minha vida. Posso chorar? Há tanto em mim a ser desaguado.
Será que seria pedir demais que você fizesse aquele bolo que eu tanto gosto? Sinto o cheiro do café meio amargo que você sabe passar.
Ainda tem guardada aquela minha camisola de algodão que eu tinha deixado na gaveta? Não estou me sentindo muito a vontade.
Nossa, o frio aumentou e de repente ficou tão escuro. Estou com medo! Todos os velhos monstros voltaram para debaixo da minha velha cama, posso pular para a sua? Ela ainda me parece o lugar mais seguro do universo.
Ei, meu sono não chega! Pode me contar uma historia bonita? Aquela que a princesa tem o meu nome e um final feliz.
Ah mamãe, não me diga quantos anos eu tenho. Por favor, eu ainda sou tua criança!

(para todas as perguntar um sim)

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Apague a luz, mas não me deixe só!


Você já parou para pensar em seu maior medo? Aposto que sim. E eu tenho quase certeza que se eu te fizesse exatamente esta pergunta agora você me responderia: ficar sozinho.
Vamos pensar juntos, quando se é criança, qual seu maior medo? Ficar sozinho em casa, dormir sozinho, tomar banho sozinho, qualquer coisa que não tenha a companhia de alguém.
Quando se é adolescente, o que você mais deseja? Ser aceito pela maioria, tem pavor de andar sem ninguém, ou seja, medo de ficar sozinho.
E quando tu cresce e te transforma num adulto bem resolvido,tudo certo não é mesmo? Não! Você até passa um tempo aproveitando a vida com os amigos, saindo para tudo quanto é festa ou indo a um barzinho, mas a vontade de achar alguém, a pessoa da tua vida, com quem tu possa acordar todos os dias, cresce a cada dia que se passa. Ora, ora, e o que é isso? Medo de terminar sozinho!
Do pavor que a solidão causa ninguém escapa, ela é o bixo papão que te assombra todas as noites.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

-Ei seu moço,

Poderia fazer o favor de me escutar? Eu lhe imploro, preciso de ajuda para fugir! O senhor não imagina pelo que ando passando. Sabe o que é? É que eu tenho uma dona louca! Ela me difama, diz que eu sou burro, que eu não sirvo para nada e que só sei fazer besteira; fala o tempo inteiro que se pudesse me abandonava, me trocava, ai seu moço, o srº sabe o quanto dói isso? Quando alguém vai dizer para ela que eu sou puro e bom, ela diz que a pessoa está enganada, que ela é que sabe o trabalho que dou e a inutilidade que tenho, que eu só trago dor de cabeça.
Eu acho que não vou resistir, ela diz que a culpa é minha, que não gosto dela que e que faço tudo de propósito.
Ai ai ai seu moço, estou perdendo todas as minha forças. Estou sofrendo, esmagado, sangrando, ferido, fui apunhalado! Será que ainda dá tempo de um nova ilusão?
Aaaaaii seu moço, não aguento, tá doendo, eu vou morrer, vou morrer de amor!


(últimos momentos de um coração)

terça-feira, 13 de abril de 2010

Coração,

Aqui venho eu novamente te trazer queixas. Da última vez em que lhe escrevi usei de toda a minha sinceridade e lhe disse tudo o que você precisava ouvir, achei que tivesse adiantado, pois você pareceu ter tomado consciência de seu lugar e ter sossegado. As aparências enganam não é mesmo?
Quer saber? Eu já entendi, o problema é comigo, não é? Já percebi, você não me suporta, me detesta, gosta de me vê sofrer, não é isso?
Ah, eu tentei, tentei tanto ter uma boa convivência contigo; teimei em te aconselhar, te avisei sobre os perigos que estava correndo, te mostrei o caminho certo, tentei te convencer a fazer o melhor, mas você é tão cabeça dura, tão teimoso.
Céus, como você é prepotente, acha que sabe de tudo, que tem sempre a razão. Quando será que vai desistir dessa conversa de amor? Ai coração, você não toma mesmo jeito!


segunda-feira, 12 de abril de 2010

Ao meu melhor amigo

Te carrego para cima e para baixo, seja quando você é romântico, está misterioso ou quando fala da vida alheia. Não posso pensar na ideia de te perder e se te empresto para alguém, tem de se tratar de gente de minha inteira confiança, para que possa te receber de volta do jeito que nasceu.
Não tenho como agradecer as diversas vezes em que me deste lições de vida e de moral, as muitas em que fizesse de sua história minha vida; agradeço também pelos sorrisos que me arrancou a até mesmo pelas lágrimas que me fez derramar. Ninguém ensinou-me mais que você, coisas da vida e do coração também.
Quero te dizer que eu nunca vou te deixar jogado por aí, que sempre te levarei comigo e guardarei em minha mente cada palavra que me contaste. E que falarei de ti por onde eu andar e para quem eu encontrar, direi como és capaz de encantar ou desencantar, como tem o dom de apaixonar ou decepcionar.
E se alguém me perguntar de que criatura tão maravilhosa falo, se perguntarem de quem se trata o meu melhor amigo, irei encher o peito de orgulho e responder: "meu melhor amigo é um livro!"

sábado, 10 de abril de 2010

E passa...

Você viu/soube que seu namorado/ficante estava com outra, chorou, comeu caixas e caixas de chocolate, viu todas as comédias românticas que havia na locadora, releu milhões de vezes seu histórico de msn, passou a olhar todos os dias os recados dele e dela e se torturar com qualquer palavrinha, relembrar todos os beijos e todas as promessas que ele lhe fez e as que não lhe fez também.
E passa meses assim, fingindo que ta tocando a vida para frente, que aquilo passou, mas a cada dia, a cada hora, a cada minuto e até mesmo a cada segundo você fica remoendo aquela mágoa dentro de você e diz "filho duma mãe, desgraçado, infeliz, eu ainda te esqueço".
E aí amiga, bola para frente, vamos esquecer. Para isso tu vai em todas as festas, canta todas aquelas músicas que falam que passou e que ta em outra, chega até a beber, e olha só, se propõe a conhecer outros caras! Mas quando esse novo cara chega perto não sente o coração acelerar, quando ele olha em seus olhos você não sente borboletas no estômago e se ele chega a te beijar tu não vai nem no segundo andar, quanto mais no céu. E aí, o pensamento grita: "idiota, eu ainda te quero".
Só que num belo dia qualquer, você acorda com algo diferente, se sente bem, até bonita. Sente vontade de pular, de cantar, de dançar. Tem dentro de você uma alegria desconhecida que não tem ideia da onde veio. E sente também que alguma coisa mudou, algo não está mais ali. Êpa, não está esquecendo ninguém?

"Vai passar,tu sabes que vai passar. Talvez não amanhã, mas dentro de uma semana, um mês ou dois, quem sabe?" (Caio Fernando Abreu)

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Pouco a pouco desabamos

Impossível não ficar sensibilizado com a notícia que dominou todos os jornais de ontem: o desmoronamento de um lixão que matou aproximadamente cento e oitenta pessoas. Um acontecimento que nos tira todas as palavras, nos faz sentir o pior sentimento do mundo: a pena. E levantar as mãos para os céus agradecendo pela vida que ainda temos.
Não tenho dúvidas do poder que o conhecimento possui, ele pode convencer, mudar uma ideia/opinião ou uma situação. E eu me pergunto, por que não é usado quando preciso? Todas as imagens que eu vi não me chocaram tanto quanto o que ouvi: "as autoridades sabiam do perigo e nada fizeram".
E será que estas criaturas que poderiam ter evitado toda essa tragédia conseguirão hoje colocar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilamente? Será que irão se arrepender ao vê todas aquelas pessoas que derramam lágrimas pelos familiares desaparecidos ou mortos? Ou será que ,como boa parte, esses "responsáveis" vão fazer como sempre: esquecer.
Ai Deus, o grande problema, é que as pessoas não costumam a aprender com seus erros.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Da falta que sinto de mim

Hoje me senti vazia como nunca, olhei por todos os lados tentando encontrar meus pedaços espalhados, então pensei no que considero de maior importância.
Talvez pudesse ser a minha família que afastei de mim com a minha grosseria e impaciência, mas mesmo com esses detalhes irritantes e outros mais eles ainda permanecem ao meu lado; cogitei as possibilidades no campo das amizades, mas as que tive de mais importante também insistiram em continuar a acreditar que eu tenho jeito; lembrei do namorado, mas esse eu fiz questão de despachar, para bem longe, um bom tempo atrás.
Olhei depois para fora, percebi que tudo ainda estava da mesma forma de antes, os livros na estante, os porta-retratos ao lado da cama, ursinho em cima do travesseiro, até mesmo as marcas das lágrimas derramadas em noites regadas pelos dramas permaneceram intactas.

Mas o que está faltando? Resolvi então voltar para uma nova viagem por meus pensamentos e por meu coração, vi então as feridas ainda abertas, as mágoas remoídas, as saudades acumuladas e a sensibilidade perdida, me dei conta das mutações que sofri, do meu regresso, passei de borboleta a lagarta. E comecei a entender como me perdi de mim!