sexta-feira, 6 de julho de 2012

Tudo o que direi a minha filha



Creio eu que a maternidade está longe de me alcançar e sei que a experiência que guardo é pouquíssima, e que os tantos princípios e valores que eu tenho de pouco vão me adiantar. Não sei o que eu vou dizer a minha filha quando ela me perguntar de onde vêm os bebês, ou que farei com ela quando tirar sua primeira nota baixa, e muito menos, como agir diante sua primeira crise existencial. Mas sei muito bem o que direi a ela quando tiver que falar sobre a sua vida amorosa.
Para começar a treinar minha menininha desde pequerrucha - não lerei para ela contos de fadas de príncipes e princesas. Nada de sereia que cria pernas para poder viver junto do seu amado, de homem que é capaz de despertar a mulher do sono eterno somente com um beijo; quero que ela entenda que não é necessário mudar para que alguém possa ama-la e que o amor não mora no campo do impossível.
Quando ela entrar na adolescência o primeiro conselho que lhe darei é para que ela jamais assista nenhum clássico dos filmes de chororô e nem ouse se deliciar com as comédias românticas. Porque assim ela não vai esperar nenhum acontecimento inesperado para que aquele cara, que na verdade nem vale a pena, olhe para ela; ou que aquele babaca que a magoou milhões de vezes perceba com alguma das lágrimas que ela derramar o quanto ela é especial e mude da noite para o dia com bombons e buquês. Sei que livrando a minha princesinha dessas ilusões deliciosas, as chances de ela ser encandeada pelas luzes do final feliz irão diminuir.
E no instante que ela crescer mais um pouquinho e começar a querer desabrochar, vou lhe fazer pensar e talvez até confundir um pouco a sua cabecinha. Contar-lhe que não é necessário fazer uso desse estereotipo de mulher difícil. Homem, homem que é homem, não se prende a isso. Claro que ela não precisa escrever na testa que está à procura de alguém.  Mas o cara - que nem precisa ser o certo-(basta ser homem de verdade), vai se interessar ou não por sua conversa, seus gostos, sua personalidade, além da sua beleza. Talvez assim ela perceberá que a conquista não é um jogo de pega-pega, sim de afinidade, de sorte.
E quando, por fim, ela entrar na sua vida adulta chegará a hora de lhe falar o grande segredo. Que na verdade, é a coisa mais simples do mundo: do seu mundo e do seu coração só você sabe. Vou lhe pedir, ou melhor, implorar para que largue de mão a opinião alheia e se importe somente com o que sente. Porque ela é que poderá saber o seu limite, só o seu coração conhecerá, de verdade, o seu desejo mais íntimo e mais intenso. Quem sabe assim, ela ficará mais perto do feliz para sempre.

6 comentários:

  1. é por aí mesmo....
    só não sei se terei filhos.mas,é uma boa tática.
    apesar de que as pessoas acabam errando por si mesmas.
    @blogabs | Blog Emilie Escreve

    ResponderExcluir
  2. Boa profilaxia :) pode bem dar certo. Mas ainda acho que certas lagrimas sao de tudo necessarias, as da desilusao entao.

    adorei o texto, beeijo

    ResponderExcluir
  3. Também acho válido toda essa preocupação que vem inerente a maternidade, essa proteção incondicional... Acho que as mães, se pudessem, colocariam seus filhos em uma redoma de vidro para evitar os tapas que a vida nos dá.
    Mas a gente sabe que a vida cobra força e dissernimento.. E só encontra-se os príncipes, beijando os sapos. Arriscando-se. As lágrimas, decepções e ilusões de felizes pra sempre tem que ser vividos por cada um. A cara na parede é o que nos torna, de um todo, fortes.

    Fofinho o texto :*

    ResponderExcluir
  4. Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
    Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
    Amigo a gente sente!

    (Machado de Assis)

    Feliz Dia do Amigo! Um lindo final de semana, abençoado por Deus!!

    ResponderExcluir
  5. Eu não sei não, acho que vou ser uma mãe mistura de tudo. hahaha

    Beijos,
    http://eppifania.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Acho válido esses conselhos para sua futura filha, eu nunca pensei e nem penso em ser mãe, acho que não nasci pra isso mas se algum dia eu for queria que fosse menino, acho que da menos trabalho cuidar! rs
    Gostei do texto!

    Beijos

    ResponderExcluir