sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Porque eu sou feminista

Dia desses me fizeram uma pergunta aparentemente fácil de se responder: "por que você é feminista?" . Confesso - pensei por muito tempo até chegar a conclusão do porque ter o feminismo como guia da minha vida. E conclui que sou feminista porque quando eu nasci disseram que a minha cor era róseo, mesmo que eu sempre tenha gostado bem mais de verde. Porque quando eu era criança diziam que eu tinha que brincar de boneca e fingir cuidar de casa, por mais que adorasse jogar bola. Porque quando me deparei com a primeira menstruação, tentaram me ensinar a ser mocinha e me contaram que eu deveria aprender a sentar de pernas fechadas, a me preservar mais e a me portar como moça de família.
Eu sou feminista porque me disseram que as tarefas domésticas eram inteiramente de minha responsabilidade, mesmo que vários homens morassem na mesma casa que eu. Eu sou feminista porque separaram mulheres em "para casar" e "para comer", e eu jamais iria querer ser mulher de uma noite só, tinha de aprender a ser "mulher para casar".
Eu sou feminista porque me fizeram acreditar que era feio mulher xingar, beber,  ficar com vários em uma noite ou ter comportamentos estritamente masculinos. Porque desde a adolescência me disseram que eu tinha que me dar o respeito e me negaram o que era meu por direito.
Eu sou feminista porque o sucesso profissional que eu tenho ou venha a ter é muitas vezes atribuído a "favores" sexuais prestados aos meus superiores, a roupa que usei na entrevista, mas nunca ao meu intelecto. Eu sou feminista porque minha avó ganhou menos que seus colegas de trabalho, minha mãe ganha menos que seus colegas de trabalho e eu ganho menos que os meus. Porque na sala de aula, em espaços políticos e em casa os homens da minha vida sempre me cortaram a fala. Porque eles sempre traduzem o que eu digo e sempre sabem qual a melhor hora para que eu fale.
Eu sou feminista porque quando estou em uma festa sempre tem um cara que só me respeita se eu estiver acompanhada e que sempre vai se desculpar pela insistência inoportuna com meu companheiro e não comigo. Porque não posso sair com a roupa que eu desejo sem ser julgada por isso. Porque o meu decote e o comprimento dos meus shorts legitimam as agressões verbais, físicas e psicológicas que eu sofro. Eu sou feminista porque não posso sair sozinha a noite, já que para mim o mundo é perigoso. Porque se eu for estuprada e se eu apanhar, foi tudo porque eu dei motivo, porque eu mereci.
Entenda, eu não queria ser feminista. Não mesmo. Mas eu precisei. Eu PRECISEI porque todos os dias minhas irmãs são violentadas, agredidas e mortas. E junto com elas eu morro um pouquinho, todos os dias.

4 comentários:

  1. Aquela parte dos homens cujo perfil aí está, nítido e poderosamente desmascarado haveria de torcer o nariz para ti, se te lesse. Mas o machista clássico não viria jamais a um blogue (argh) feminino! A não ser que viesse dar-te uma chance de perceberes o quanto estarias mais segura sob seus másculos cuidados que na confiança desses bracinhos frágeis que possuis.
    Apesar de que procuraria proteger, sim, uma pessoa de mente poderosa, coração grandioso, mas jeitinho frágil, não sou machista nem feminista. Sou um ser humano masculino que procura ver o ser como ser, depois humano como humano, antes de masculino ou feminino, no que, aliás, completam-se esplendorosamente. Mas, penso que tens razão! Em tudo.
    Tenho esperança de que haja um dia em que ser feminista seja obsoleto. Será no mesmo dia e uma hora depois que ser machista represente vergonha e não orgulho. Bendito dia em que ser preto não faça diferença de ser branco, ser pobre não faça diferença de ser rico, e todas as demais mazelas humanas, fruto da pequenez de que se engrandecem os prepotentes.
    Nesse dia, convido-te para um chá numa tarde chuvosa, e falaremos do ser humano que vale a pena...
    E eu pago, porque convidei, é claro.
    Mas aceito a volta do convite!!!
    Beijosssssssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ao teu terceiro parágrafo eu digo amém!
      Recuso o chá, mas te acompanho em um café hahaha
      Beeeeijooos

      Excluir
    2. E ao teu terceiro parágrafo eu digo amém!
      Recuso o chá, mas te acompanho em um café hahaha
      Beeeeijooos

      Excluir