domingo, 14 de março de 2010

Heróis, o que seriam?


Aqui venho eu falar mais uma vez sobre Big Brother Brasil. Na verdade, não repetir a minha opinião sobre este, mas comentar uma citação do Pedro Bial. Não posso dizer ao certo qual foi o dia do programa, porque não assisto, mas ouvi em alto e bom som ele referir-se aos participantes como heróis.

E eu me perguntei: ‘mas afinal, o que seria um herói?’. E lembrei-me de quando eu era criança, e existiam, para mim, os super-heróis com seus super-poderes . Todos frutos de algumas fantasias, desenhos e filmes assistidos, irreais.

Só que infelizmente a gente cresce, e as nossas fantasias são arrancadas, friamente, pela realidade. E quando você já conviveu com ela por um bom tempo passa a entender quem são os verdadeiros heróis, aqueles que conseguem até mesmo fazer mágica. E aí consegue enxergar que não é o super-homem, nem o Batman, a mulher maravilha ou o homem aranha que possuem poderes. Mas sim as pessoas mais simples, aquelas que levantam todo dia as cinco da matina e saem para aquele trabalho que não rende o suficiente para pagar as contas no final do mês; as mães que veem seus filhos passando fome e saem pelas ruas atrás de alguma coisa que as possam salvar daquele sofrimento e mesmo quando não encontram saída ainda acreditam que o outro dia vai trazer um sol; aqueles que por menos que possuam ainda tem algo para dividir; herói é o João, é a Maria, o Antônio e o José; herói é aquele que acredita que esse mundo ainda tem jeito e que faz alguma coisa para mudar.

Herói é quem pensa nos outros e não em sua recompensa final. E quem sabe já tenha passado algum ser desse pelo BBB, quem sabe, despercebido. Infelizmente, creio que não.

2 comentários:

  1. "Mas sim as pessoas mais simples, aquelas que levantam todo dia as cinco da matina e saem para aquele trabalho que não rende o suficiente para pagar as contas no final do mês; as mães que veem seus filhos passando fome e saem pelas ruas atrás de alguma coisa que as possam salvar daquele sofrimento e mesmo quando não encontram saída ainda acreditam que o outro dia vai trazer um sol; aqueles que por menos que possuam ainda tem algo para dividir; herói é o João, é a Maria, o Antônio e o José; herói é aquele que acredita que esse mundo ainda tem jeito e que faz alguma coisa para mudar."

    Pra mim, definiste tudo nessas frases..Temos a mesma idéia de "herói". Que bom, Gabriela! hahaha
    Beijoca

    ResponderExcluir
  2. Falou tudo moça... Meus verdadeiros heróis são meus pais.
    E hoje não me importo com a decepção que tive quando descobri que a mulher maravilha não tinha poderes...hahaha

    Adorei o texto.

    Beijo

    Estefani

    ResponderExcluir