quarta-feira, 17 de março de 2010

Velha amiga bate a porta?

Desde que lembro dos programas da televisão aberta brasileira associo a uma queda de qualidade. Vamos pegar o caso dos infantis como exemplo, quando eu era pequena assistia a TV Colosso, Castelo -Tim- Bum, Fantástico Mundo de Bob, entre outros. E hoje, vejo os pequeninos com quem tenho contato assistir à Ben10, Xuxa e pior Big Brother Brasil.
A cada queda de qualidade largava mais a TV, até que um belo dia surgiu para dá mais alegria a minha vida o programa Custe o que Custar, transmitido pela bandeirantes. Na primeira vez em que assisti consegui colocar um sorriso na cara e meu coração palpitou cheio de alegria e esperança, ele gritava "essa bagaça ainda tem jeito".
E nesse 15 de Março de 2010 eu esperava ansiosa pelo meu resumo semanal de notícia. Quando mais uma vez a decepção surgiu em minha vida. Mais uma vez esse país, a quem eu chamo de pátria, me deu um tapa na cara e quis me arrancar minha amiga esperança.
Poxa, Brasuca, censura? Fico chateada contigo, você perdoa tão fácil. Esqueceu o que passou na ditadura militar? As provas de história não te serviram de nada? Sacanagem!
Confesso, fiquei horrorizada quando Marcelo Tas anunciou a censura prévia, e perguntei para mim mesma: 'isso não é coisa de ditadura?'. Aquilo que escuto meus avós, tios e as pessoas que viveram nos anos de 1965-85 me pareceu tão real, tão perto. Senti vontade de protestar, sair gritando, fazer o barraco, olhei para o lado e quis dizer 'rola um protestozinho?', mas nem um grilo respondeu ao meu desejo. Infelizmente, já não se fazem artistas como Chico Buarque, Caetano Veloso, Caio Fernando Abreu, ah, já não se fabricam jovens como antigamente.
Tá, eu sei, pode parecer exagero. Afinal, só uma cesurazinha de nada, não é mesmo? É, até pode ser que seja, mas bom lembrar que as coisas tendem a piorar, começa com isso, depois a coisa aumenta, se nós deixarmos,é claro!

5 comentários:

  1. Garotaaa!!! Somos da época da TV Colosso, Rá-Tim-Bum.. Eita tempo bom viu... :)
    Mas tudo isso é culpa da falta de idealismo das pessoas, de não querer mais relembrar das coisas que foram boas e importantes nas épocas passadas.
    Já perdi o interesse nesse mundo televiso a muito tempo, hoje prefiro a me realizar lendo um bom livro.
    Não vamos perder a esperança não, segura ela bem firme com você, por que neste caso é só o que nos resta.

    Adoro-te ler viu?

    Beijo, beijo!

    Estefani

    ResponderExcluir
  2. Amiga! Ameeei o texto..E não se fazem mesmo, nem programas, e muito menos pessoas, crianças e jovens, como os de décadas atrás! Esses dias, me deu uma saudade absurda do "Em nome do amor" hahahah acredita? É, sou 90's total. Não adianta!
    Tá tudo tão banalizado, tão saturado, que até a promiscuidade tem entrado diariamente em nós, seja na rua, rádio ou televisão! Combater o mal, ainda não vi saída..
    Beijoca!

    ResponderExcluir
  3. ''não se fabricam mais jovens como antigamente...''.Mas vamos á luta,buscar nossa velha e boa amiga,esperança,e tentar consertar os defeitos de fábrica.ah,To amando esse mundo de blog,gabi,obrigada!
    L.M.

    ResponderExcluir
  4. Oi, moça!

    Sou tão pouco ligada à TV, que nem sabia disso...

    De fato, a qualidade da programação da TV aberta só despencou nos últimos tempos, uma pena.

    Beijo, beijo.

    ℓυηα

    ResponderExcluir
  5. eu já deixei de ver TV a algum tempo, só vejo quando o programa vale a pena. Eu nem ao meos sabia do ocorrido com o CQC! Mas é realmete uma lastima que nossos programas da TV aberta sejam de tão baixo nivel :(
    beijo.

    ResponderExcluir