quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Orgulho maior do mundo




A palavra do dia é orgulho. Não daquele que a gente fica magoado e põe nossa cabeça dura acima de tudo, perdendo a coragem para pedir desculpas, ou até mesmo, para perdoar. Mas daquele que enche o peito de coisa boa, nos alimenta de estímulo e nos faz querer mostrar aquela pessoa e o nosso amor por ela para todo o mundo.
Pois é, se fosse para te dar uma palavra de presente hoje eu te daria orgulho. Ela seria toda sua só pelo orgulho que sinto de você. Orgulho, pois foi você quem me ensinou a dividir: todas as vezes que chamava sempre mais um a sentar-se a mesa grande da fazenda para compartilhar seja qual fosse a refeição. Aprendi contigo, que as coisas não vem de graça e que a gente precisa lutar muito por aquilo que a gente acredita e quer. Crianças aprendem com exemplos e eu via em você todos os dias a simplicidade; fosse no abraço ao caboclo sujo vindo da roça, ou o valor que sempre deu a amizade daqueles que cresceram junto contigo, mas não tiveram a mesma oportunidade, dessa forma você me mostrou que é importante ser simples. Tenho orgulho seu, pois foi você que me ensinou o quanto é necessário estender a mão ao próximo numa hora de precisão, lembro sempre daquelas pessoas que conviviam contigo diariamente e de quando vinham te pedir algo, você tinha sempre alguma coisa para lhes dar em troca: fosse algo material ou um conselho. Você me ensinou o fundamental: além de respeitar pai e mãe sobre todas as coisas, é preciso respeitar ao próximo; jamais te vi desrespeitando alguém, mesmo que ele te ofendesse ou causasse problema grande. Você também me mostrou (pena que ainda não consegui seguir seu exemplo) que é precioso ter paciência e saber ouvir, e eu vi isso desde que nasci, ou quando emprestava os ouvidos e toda a paciência do mundo para mim ou para alguém que vinha te pedir conversa.
Me orgulho de você. Muito, mais que tudo nessa vida. Me orgulho pelo homem de verdade que sempre fostes. Pelo homem de respeito, de coragem, íntegro, paciente, cheio de esperança, que sempre acreditou no próximo, que nunca desaprendeu sonhar, que sempre amou sua terra e sua gente e adotou todos aqueles que precisaram de você como filhos, irmãos, sobrinhos, tios e até mesmo, mães. Me orgulho do pai que você não teve, mais soube ser. Me orgulho de você nunca ter perdido a sua dignidade, o caráter que a vó te ensinou ter. Quero lhe dizer que você é o melhor pai do mundo e que eu me orgulho mais do que tudo em me orgulhar de você.

Um comentário:

  1. Que bonito guria. Eu queria ter um pai assim, a minha relação com o meu não é das melhores, mas felizmente minha mãe consegue equilibrar a balança.
    Parabéns pelo texto, é sempre bom "homenagear" assim as pessoas de quem a gente gosta. beijo

    ResponderExcluir