segunda-feira, 31 de maio de 2010

Eu, eu e eu

" Disseque suas motivações mais profundamente! Achará que jamais alguém fez algo totalmente para os outros. Todas as ações são autodirigidas, todo serviço é auto-serviço, todo amor é amor próprio" (Quando Nietzch Chorou- Ivin D. Yalden).

Sempre que fazemos alguma coisa para o outro esperamos algo em troca, não falo somente do dinheiro, ou de bens matérias, mas refiro-me àquilo que é combustível para maioria de nós: o reconhecimento. Entra aí a diferença entre altruísmo e generosidade (que começo a considerar algo utópico). Percebi que não existem ao meu redor pessoas generosas; convivo sim com criaturas maravilhosas, capazes de estender a mão até mesmo a quem já lhe fez mal, mas todas sempre a espera de que alguém venha e observe quanto foi bela tal atitude, por tal: generosas.
E se tocarmos no tal do amor, este mesmo é que é uma forma do egoísmo; na verdade, não o amor em si, mas a forma como o interpretamos e "usamos". Vejamos bem, seria o ciúmes prova de amor? Mesmo sendo ciumenta, para não dizer, possessiva, defendo que não. Ciúmes não "apimenta" a relação, não é necessário, mas é humanamente impossível não senti-lo; já que é o Homem de uma natureza extremamente egoísta; ciumes é o desejo do outro somente para si, mesmo que em outras companhias eles sinta-se mais feliz.
E quando alguém vai se mudar ou está muito doente e morre? Choramos, nos perguntamos por que a vida fez isso conosco e nos esquecemos das oportunidades e melhoras que quem queremos para nós podem ter; o egoísmo nos tira a visão do outro, nos mostra apenas uma imagem projetada frente a um espelho; faz com que em nosso vocabulário haja apenas a primeira pessoa do singular, sem abrir brecha nenhuma para o plural. Somos movidos a amor, amor-próprio!

Dia 13: a canção do seu álbum favorito

11 comentários:

  1. pois é verdade.
    quanto a este texto..tens toda a razão.~não podia concordar mais.
    as pessoas são demasiado egoistas e pensam de mais no proprio umbigo.
    um beijo flor

    ResponderExcluir
  2. Super concordo com vc, muitas vezes agimos, achando q estamos fazendo bem, mas é td uma questão de conveniência, agimos pensando no que ganharemos em troca...

    Bjs...

    ResponderExcluir
  3. Egoísmo e altruísmo devem encontrar-se em equilibrio em cada um de nós!
    ótimo texto,minha linda.
    Um beijo enorme!

    ResponderExcluir
  4. é como eu digo; nessa vida é um tudo uma troca. de amores, favores...
    todos os interesses juntos.

    belo texto, e bela citação.

    beijos, flor!

    ResponderExcluir
  5. Mto interessante essa reflexão. Sabe q qdo nascemos pensamos q o mundo foi feito pra nós, qdo crianças somos mto egoístas, mas com o amadurecimento essa percepção vai mudando, pelo menos, deveria.
    Nao me considero ciumenta, mas sinto ciúmes sim. É preciso refletir e racionalizar as coisas, não é facil, mas é preciso e funciona. Nos ajuda a sermos mais felizes. Beijos linda! Obg pela visita!

    http://meuprojetopiloto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Mas sem amor-próprio não seríamos capazes de amar ninguém, concorda?

    Beijo, beijo.

    ℓυηα

    ResponderExcluir
  7. Amor-próprio é essencial. Salva, nos tira do sufoco da paixão. Nada como olhar pro próprio umbigo, vezenquando! HAHAHAHA
    beijoca Gabi, e obrigaada pelos elogios. Tu estás cada vez melhor, gosto demais de vir aqui :)

    ResponderExcluir
  8. Somos movidos pelo amor. Todos os possíveis. Amor-próprio é bem julgado egoísmo, mas sem ele é o que? Depressão. Todo amor faz bem.

    ResponderExcluir
  9. Adoro essa música...tão lindaa!

    beiijo
    *.*

    ResponderExcluir
  10. Você disse tudoo! amor-proprio é essencial para se buscar o amor externo!

    ResponderExcluir
  11. Amor-próprio em primeiro lugar sim flor. Já pensou o quanto sofremos por amar os outros demais? Porque deixamos de nos amar em primeiro lugar? Nem sempre isso é sinal de egoísmo.

    Beijocas florzinha! ^^

    ResponderExcluir