quinta-feira, 27 de maio de 2010

Tia, me dá um trocado?

As melhores recordações que trago são da minha infância: as brincadeiras, as histórias encantadas, meus super-heróis, o cheiro do bolo da vovó, as quedas que deixaram tantas marcas. Mas nem todas as crianças tem a sorte de uma fase tão doce, muitos pequenos tem que trabalhar cedo, pedir esmola ou até mesmo roubar. Você contou quantos meninos lavaram o vidro do seu carro hoje? Ou quantos bateram à sua porta e pediram um prato de comida?
Para muitos sinonimo de criança é felicidade, mas nem todas elas sabem o que é isso de fato. Alguns pais obrigam seus filhos a venderem bala no sinal ou a saírem pedindo ajuda; e tem aquelas outras crianças que nunca souberam o que é pai e mãe, desde cedo tiveram que aprender a se virar sozinho e só enxergam como saída: trabalhar, roubar, prostiuir-se ou pedir. Mas ainda que raros, existem crianças que se pegam aos estudos, pois veem nele a solução para seu maior problema: o futuro.
Quando se deparam com uma criança pedindo ajuda, muitas pessoas negam, pois acham que aquelas criaturinha são mandadas ali por seus "responsáveis", ou que não irão utilizar aqueles trocados para boa coisa. Só que não nos esqueçamos daqueles que oferecem um prato de comida ou um "bico" aos pequenos desacreditados; e infelizmente tem aquelas outras que olham sentem pena, mas não fazem nada; e pior ainda, existe gente que nem consegue ver! E você? Faz alguma coisa para ajudar?
O Estatuto da Criança e do Adolescente garante para toda e qualquer criança tudo que alguém precisa para ser feliz: saúde, lazer, escola, etc. Mas na prática nós sabemos que não é bem assim. Não se pode assistir a tudo isso parado sem tomar atitude nenhuma, apenas sentir dó cruzando os braços; temos que cobrar os direitos dessas criaturas que não tem culpa de terem nascido numa sociedade como essa. E lembre-se sempre: o menino de rua de hoje é nosso cidadão de amanhã.

Dia 12:uma música que descreve você

10 comentários:

  1. ai Gabi... me dá uma dor no coração quando vejo essas crianças. ficando pensando do quanto o futuro delas teria sido diferente se tivessem oportunidade.

    beijos, flor. ótimo texto!

    ResponderExcluir
  2. É realmente triste ver as criancinhas abandonadas pedindo dinheiro. O ruim é que isso vem dos pais que colocam elas no mundo, muitas vezes nem querendo, por acidente. O péssimo nisso também, é que daí que nascem os ladrões, e assim sucessivamente.

    Belo texto :*

    ResponderExcluir
  3. E isso tudo só vai mudar qdo as palavras se tornarem atos, qdo nos unirmos por um bem maior e arregaçar as mangas. Todos merecem uma vida digna com um futuro bom, mas a realidade nega esse direito a muitos...
    Ótima atitude de colocar pra fora isso q vc e muitos pensam.

    Bjs...

    ResponderExcluir
  4. Ai, que triste guria...Sempre fico com peso na consciência, e na dúvida, entre dar o tal trocado, ou ignorar. É complicada essa questão. Mas concordo com o que disseste: esses indivíduos, é que farão o futuro do nosso país! Temos que tirar das ruas, e colocar nas escolas (política mode: on)
    Enfim, lindo post. Gosto de temas universais, hahaha
    E ah, quanto ao meu post, sobre mulheres pra casar, pode veicular JÁ por e-mail! Autorizadíssimo! Hahahaha Sei que tu colocarás os créditos, e és um amor, não teria por que não!
    Um beijo Gabi

    ResponderExcluir
  5. Nossa, uma das coisas mais tristes do mundo é uma crinça infeliz, um ser tão frágil... qdo penso mto no mundo, fico triste.. é mta desigualdade e injustiça..

    obg pelo comment, bom, com certeza, outras pessoas viram o anuncio como vc, mas para grande maioria foi polêmico.

    um otimo fds! bjs!

    http://meuprojetopiloto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. que triste...mas é a realidade :S

    beiijo
    *.*

    ResponderExcluir
  7. o pior de tudo é que reconhecemos quao ruim é essa realidade mas nao fazemos nada a respeito. #bad belo texto!

    ResponderExcluir
  8. Eu faço muito menos do que deveria / gostaria... =\

    =**

    ℓυηα

    ResponderExcluir
  9. Adoro esses seus posts, que são sempre tão conscientes e motivadores, sabe? O mundo anda tão perdido, e isso é um estímulo para agirmos mais. Me lembrou minha infância em confronto com tantas outras que moravam AO LADO da minha, pois cresci perto de uma favela aonde as crianças viviam pedindo esmola, roubando ou dormindo debaixo de marquises. Muito triste mesmo, porém realista!
    Parabéns pelo post, o blog tá cada vez mais evolúido e de uma beleza simples.

    beijo

    ResponderExcluir