quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Educação, por quê foi-se embora?


Hoje peguei um ônibus bem cedo, ia lotado, como não havia mais lugar fui em pé. Ao meu lado direito ia uma senhora, aparentava ter seus 60 anos, cheia de sacolas, com cara de cansada; ao meu lado esquerdo ia uma moça, de mais ou menos seus 20 anos, grávida, barriga grande, 6 ou 7 meses talvez, rosto triste, dando a impressão de quem já havia sido bem mal tratada pela vida. E então olhei ao meu redor as pessoas que estavam sentadas, em sua maior parte, jovens, todos ali, olhando para o tempo, alguns com o fone enfiado no ouvido, outros conversando, e até mesmo vi um deles lendo, mas nenhum sequer com coragem de levantar e ceder o lugar para os mais velhos ou para aquela futura mamãe, e aí eu me perguntei, ‘educação, cadê você?’

Acho que só agora, de verdade, parei para reparar nisso. E ai meu amigo, eu quis, mais uma vez, a minha infância de volta, porque lá, as pessoas ainda diziam ‘bom dia’ para o vizinho; pediam desculpas por pisar no pé do outro e não saiam aos tapas por isso; quando se pedia algo ao garçom ou ao padeiro se pedia ‘por favor’; quando se dava um sorriso havia outro em troca não uma cara fechada; quando alguém fazia algo recebia ,no mínimo, um ‘muito obrigado’ em troca, mesmo que aquilo fosse obrigação.

Educação sei que pode está um pouquinho magoada, mas volta pelo amor de Deus, o mundo precisa de você, urgentemente!

2 comentários:

  1. é incrivel como tu consegue falar de tudo, de coisas serias, banais, sentimentos, amor,tuuudo tãão bem!
    eu já disse que tu nasceu para escrever?, poisé.

    ResponderExcluir
  2. por isso que eu digo: gabzinha vc é o meu orgulho
    ta mandando bem hein? (;
    morro de saudades suas, minha linda

    ResponderExcluir