quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Meu coração é um bixo

Sexta-feira passada, meu professor de filosofia falava sobre as características que diferenciavam o homem dos outros seres. Falou tudo aquilo que já se conhece, dando ênfase a racionalidade, mas quando ele chegou na questão sentimental fui obrigada a discordar. Não somente pelo fato de que se pararmos para observar o homem é a criatura mais sem sentimentos que existe, mas principalmente por defender que os animais não-racionais não sentem absolutamente nada. Para tentar me convencer e terminar com a nossa discussão, me perguntou se quando estava doente meu cachorro me oferecia remédio e cuidava de mim.

É claro que bichos de estimação não lhe perguntam como você está passando ou do que anda precisando, e é verdade que eles é que precisam dos nossos cuidados, mas ainda defendo que eles possuem sentimentos, os mais puros sentimentos. E como não? Gatos não gostam de você só por ser alguém que os alimentam, mas porque é com quem brincam, quem lhes fazem companhia. O que seria uma lambida senão uma demonstração de afeto?

E se fossem desprovidos completamente de sentimentos, como uma arara azul se apegaria a um papagaio? São de espécies diferentes, ou seja, não é instinto de procriação. E aos que acham que esse caso não é verídico, tenho alegria de informar que sim, e se duvidam podem dá uma olhada no site do Globo Repórter.

Poderia citar vários outros exemplos para defender que os animais são capazes de sentir, mas também sei que de nada adianta se quem lê agora acredita que bicho é 100% instinto. Sei que só pessoas sensíveis e que já tiveram o privilegio de receber carinho de qualquer bicho é que entendem.



" Um cão não se importa se você é rico ou pobre, educado ou analfabeto, inteligente ou burro. Se você lhe der seu coração, ele lhe dará o dele. É realmente muito simples, mas, mesmo assim, nós humanos, tão mais sábios e sofisticados, sempre tivemos problemas para descobrir o que realmente importa ou não. (...) Às vezes, era preciso um cachorro com mau hálito, péssimos modos e intenções puras para nos ajudar a ver." (Marley e Eu - John Grogan)

3 comentários:

  1. Nunca tinha visto ninguém falar desse tema e confesso que nunca tinha parado para pensar. E vendo agora eu concordo contigo, realmente só quem é sencivel para sentir isso mesmo.
    Nossa cara, tu como sempre, arrazando na escrita, ein?

    ResponderExcluir
  2. Nossa princesinha, vc ta mandando muito bem! Parabéns, continue sempre assim. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Gabi, não sei se tu é fã desse professor, mas se for, já peço desculpas, porque ele é um idioota! Poxa, os animais sentem sim.
    amei, amei, ameeeeeeeeeei :*

    ResponderExcluir