quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Das teorias mentirosas


Fui criada para ser forte. Me disseram desde pequetitinha que eu era um projeto de mulher-de-verdade: aquelas que dão a cara a tapa e se impõe; que eu tinha que buscar mais que tudo ter força, muita força na vida.
E mesmo com toda essa coisa sempre fui muito sensível, sempre chorei por pouca coisa, sempre magoei-me por qualquer bobagem. As lágrimas, a vida toda, insistiram em banhar-me quando meu pai trocava o carinho por uma voz mais séria; quando algo me enfurecia; ao assistir a um filme com mensagem bonita e até só por chorar. Mas me contaram que isso era motivo de piada e nada bonito.
Quiseram, e conseguiram me convencer, que o cansaço não pode vencer de jeito nenhum. Que mesmo que ele ligue, bata a porta, envie flores e faça mil e uma declarações de amor não se pode cair na conversa dele, porque ele é daquele tipo cafajeste, que só quer se aproveitar. Quis, tantas vezes e outras, deixar-me iludir: desistir, mas tinha sempre alguém pegando no meu pé e pedindo força, força e mais força- que a vida não é fácil.
Me ensinaram também, muito cedo por sinal, que é preciso andar com a responsabilidade pegada junto a mão, que não se pode larga-la nem perder de vista, é preciso tê-la ali junto ao braço, porque assim é mais difícil de cair. Tentaram me fazer aprender, a pulso, pelas experiências alheias, é claro, sem êxito; e mais uma vez, exigiram de mim que não fraquejasse.
Delicadeza: aprendi que não é para todos, ou assim interpretei. Findei, dolorosamente, um belo romance que tinha com a meiguice, e agora, tento a todo custo reata-lo para que possa enfim reatar com meus outros amores.
Percebi, ao piscar de olhos e derrubar erroneamente uma gota doída, que tudo são teorias. E teorias se desmentem o tempo inteiro.

11 comentários:

  1. É verdade, é só criarmos uma "teoria" que ela, já já, teima em se desmentir. A verdade é que, nos surpreendemos quase sempre. A surpresa apenas é infalível.
    Beijoca!

    ResponderExcluir
  2. Ficou ÓTIMO. Continue escrevendo, ficou muito bom.

    Acho que todos acreditamos nisso também.
    Obrigado pela visita, volte sempre.

    um grande beijo e um otimo restinho de semana.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gabi! Voltei! =)

    Ainda hoje comentei sobre isso em um outro blog : ser forte é abrir espaço para as fragilidades também, e não negá-las, ué!

    Excelente texto, gostei muito, viu?

    Beijo, beijo.

    ℓυηα

    ResponderExcluir
  4. "E teorias se desmentem o tempo inteiro."

    Concordo plenamente. Nossas próprias teorias estão sempre se reformulando e isso é positivo, crescemos e mudamos, é natural.

    "Viver é melhor que ser feliz"

    ResponderExcluir
  5. as vezes cansa ser forte, e vc precisa de alguem pra te segurar no colo...
    beijo!

    ResponderExcluir
  6. Oi, florzinha!
    Acredito que a força é necessária para que não nos machuquemos tanto, mas não é por isso que você deve abrir mão da sua própria essência, que, pelo que eu entendi, é doce, sensível e romântica. Acho que equilibrando os dois lados, é possível encontrar a si mesma. ;)
    Um beijo, linda, fica com Deus! ;*

    ResponderExcluir
  7. Amei,incrivelmente lindo.Me indentifiquei bastante.

    ResponderExcluir
  8. Gabi "teorias" são muito faceis de se ouvir e aceitar...

    quero ver ali na pratica, sentir e vive-las...
    mas é isso temos que te-las como um guia pratico, mesmo quer as vezes nao cosigamos segui-las.

    beijo grande

    ResponderExcluir
  9. amei muito seu blog ja estou seguindo *-* http://garota-identidade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Adoreeei! E é mesmo verdade: na teoria parece er bem mais simples que na prática.. mas a teoria é mesmo mentirosa, quase nunca dá certo :/

    Guria, agradeço a força lá no blog, sei que você sempre lê os posts (mesmo que eles tenham se tornado cada vez mais raros). Vou tentar voltar à ativa, mas não ando muito inspirada - mesmo com um novo amor batendo à porta. Mas que dê certo para nós! Visitarei mais vezes ;D

    Beijão

    ResponderExcluir