quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Sou mais uma

Havia decidido não falar sobre a minha candidata a presidência da república, não fazer campanha pelo blog. Mas depois tive uma ideia: 'por que não fazer uma espécie de debate aonde eu poderei expor meus motivos para votar em Marina e meus queridos visitantes possam dar sua opinião e tentar conquistar mais um votinho para seus candidatos?' . Pois bem, vamos lá!
Marina da Silva, nasceu em um seringal de Breu Velho no estado do Acre. Venceu a mortalidade infantil, ao contrário de três de seus onze irmãos que não resistiram e passaram a fazer parte do enorme percentual de crianças que são derrotadas nessa luta pela sobrevivência.
Aos quinze anos, por conta de uma hepatite, foi levada a capital de seu estado: Rio Branco, para ser tratada. Analfabeta e conhecedora apenas das lições da floresta, Marina foi matriculada no Mobral, aprendendo a ler, só então.
De inicio, as letras não lhe garantiram um emprego bem remunerado: trabalhou como empregada doméstica. E só em 1891 foi que ingressou na Universidade Federal do Acre, no curso de História. Nova conhecedora do mágico passado Marina começou a dar aula para o segundo grau e a envolver-se no movimento sindical; lutou ao lado de Chico Mendes e ,em 1985, fundou a CUT do Acre (Central Única dos Trabalhadores) ao lado deste mesmo parceiro.No mesmo ano, filiou-se ao PT (Partido dos Trabalhadores) e candidatou-se a deputada federal, sem conseguir eleger-se.
Já em 1988, Marina foi eleita vereadora (a mais bem votada) de Rio Branco conquistando a admiração popular e alguns inimigos políticos: conseguiu a única vaga de oposição na Câmara Municipal, arrancando dos colegas de mandato benefícios financeiros.
Nos anos de 1990, renunciou ao cargo de vereadora para tentar mais uma vez eleger-se deputada, só que desta vez de seu estado; conseguindo novamente a maior votação. Quatro anos depois chegou ao Senado através do estado do Acre, repetindo o maior número de votos. De 95 a 97 foi Secretária Nacional do Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT.
Marina teve como maior professora a Natureza e pelo desejo de não a ver morrendo tornou-se uma das grandes defensoras da preservação da Amazônia. No governo Lula foi Ministra do Meio Ambiente e para conseguir salvar sua tão querida mestra a ex-senadora tomou várias medidas como: a regulamentação dos acesso aos da biodiversidade; a criação do Serviço Florestal Brasileiro e do Fundo de Desenvolvimento para estimular o manejo florestal; por meio do IBAMA combateu a atividade predatória; com três anos conseguiu reduzir em 57% o desmatamento da nossa Amazônia; etc.
No dia treze de maio de dois mil e oito, por conflitos com outros ministros, divergências com a Casa Civil entres outras situações que a ministra considerava atrasar a preservação ambiental, Marina assinou sua carta de demissão e voltou ao Senado.
Em Agosto de 2009 Marina anunciou sua saída do Partido dos Trabalhadores, ingressando no PV e anunciando sua candidatura a presidência da república pelo mesmo em 2010.
Para mim, quem aprendeu a importância da educação saberá dá-la a seus "filhos". Por tanto: eu sou mais uma!




6 comentários:

  1. Então Gabi, estamos em uma sinuca de bico, nem Dilma nem tão pouco Serra ecaaa!! eu estava pensando realmente em votar na Marina antes de ler seu post, agora vou pensar ate com mais carinho, vou lá nesse site que vc indicou das propostas...

    beijo grande !!

    ResponderExcluir
  2. Vou clicar ali e ler porque simpatizo com a Marina.

    Beijo, beijo.

    ℓυηα

    ResponderExcluir
  3. Também votarei na Marina, guria! Acho ela uma mulher incrível, que venceu barreiras, e QUER fazer história. Adorei!
    Beijoca

    ResponderExcluir
  4. nossa, seu texto é realmente maravilhoso.
    parabéns pelo blog e obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir
  5. Ela ate que merece ganhar!

    Beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir