domingo, 20 de dezembro de 2009

Minha admiração é meu exagero

Quando pequena desejava ser várias “pessoas”, mas cada dia era um personagem novo, nunca havia admirado ninguém. E nesse ano discutiu-se muito em sala de aula, com a Luana na matéria de Português, sobre ídolos, sobre o porquê de admirar uma pessoa. E um dia em um debate ela perguntou para algumas pessoas quem eram seus ídolos, a resposta da maioria correspondia a cantores, atores e alguns até chegavam a dizer familiares, e quando ela me perguntou fiquei calada, pensei, olhei para ela e nada respondi, mesmo sabendo a resposta fiquei ali, calada.
Não posso dizer que nunca gostei ou fui alucinada por apresentadores de TV, escritores, cantores, mas nunca cheguei a admirar nenhum. Sempre tive na minha cabeça que não seria capaz de admirar uma pessoa que nem ao menos sabe quem sou, e que também não sei quem é realmente. Sim, admiro algumas pessoas, meus pais e avós, mas nunca tinha tido um ídolo, alguém a quem eu venerasse. E nunca pensei que um dia fosse ter, muito menos esse ano, onde tudo parecia dar errado. Mas lá veio a vida com sua ironia e pôs na minha vida, provavelmente em uma terça-feira, um homem com cara de “e ai vei, que que tem?” , senti muito medo não só pela sua fama de doido, mas também porque se mostrou uma pessoa rígida, e o pior, eu não ia mais poder enrolar nas provas de história.
Só que ao mesmo tempo me deparei com aulas que me faziam viajar no passado de verdade, engraçadas, carregadas de ironia, as melhores que eu já havia assistido. E não podia ser diferente, né? Tornaram-se as minhas preferidas, só que aconteceu algo que nunca pensei que poderia acontecer, não, não me apaixonei pelo professor, mas passei a admirá-lo.
E maior parte das pessoas quando me ouve dizer ou me vê demonstrar isso, me acha exagerada, acha que faço isso para conseguir algo em troca, poucas entendem isso, para falar a verdade acho que nem mesmo ele entende. Mas é que eu nunca pensei que eu iria encontrar alguém assim, que passasse longe da hipocrisia, que fosse carregado de ironia e sarcasmo, que criticasse sem medo o que visse de errado, alguém que me mostrasse que existem coisas mais importantes que meus dramas, que me fizesse parar de furar fila, pois me mostrou que isso é sim uma forma de corrupção; e sei que para quem ta lendo isso pode não parecer nada de mais, mas para mim é sim, até porque não consigo explicar nem metade do “porque” ele ser meu ídolo, mas é e pronto!
A ele, Marcos Vilhena, só tenho a agradecer por ter me feito ao final desse ano uma pessoa melhor, com seus “sermões”, suas criticas, suas aulas, suas atitudes, seus exemplos. E se cada um tivesse a oportunidade de conhecer um MV seria uma pessoa melhor.Sei que com isso não expliquei nada, deve ter confundido mais ainda, sei que deve parecer só mas um exagero, mas o que importa? Ídolo é Ídolo.

Um comentário: