sábado, 27 de novembro de 2010

Meia bagagem

Resolvi esvaziar a mochila. Me livrar de tudo que é ruim, que não presta, das coisas podres que carrego e me reabastecer.

Decidi começar bem por cima: arrancar do peito todas as facas que cutucam feridas antigas, jogar fora todos os curativos e deixar que cicatrizem por si só; determinei que tudo o que eu não uso mais será jogado fora e que não entrará mais nenhum supérfulo para acrescentar ainda mais peso as minhas cansadas costas; tudo o que eu levar de agora em diante será o necessário.

Por isso, deixo apenas alguns princípios (os ultrapassados, que não concordo mais,jogo fora); desmancharei as superstições e manterei os ritos, aprendi que eles fazem bem; vou me livrar das pessoas que não me servem, não as que machucaram, mas as frias, indiferentes, aquelas vazias. Vou jogar ao vento as palavras duras e manter presas as mais doces; elas, quando relembradas, tem um sabor especial. Também não quero mais o excesso de seriedade, aprendi que não é lá muito bom se levar tão a sério, vez por outra, é exigido um sorriso e alguma flexibilidade. A razão - ando doando mais da metade: ser louco é vital. Ah, irei me desfazer do excesso de trabalho, minha família cuida bem melhor de mim; o orgulho também está indo para o saco de lixo, ele se junta com o rancor e cria a maior barreira do mundo para que o amor não pule e acho que quero mais um pouco de fé: fé em Deus, fé no que é doce, fé em mim mesma, quero sim mais fé.

E até quando eu não conseguir me desfazer de tudo isso, sem prejudicar a sustentabilidade de coração nenhum, eu ficarei parada. Porque só quando perceber que tenho quase peso nenhum em meu dorso é que prosseguirei; quando notar que minha mochila tem um espaço vazio e grande para coisas novas e, principalmente, boas é que eu darei partida. Esperando e torcendo que você, andarilho, que passe por mim não tropece aos meus pés, ou não transfira coisa ruim e que se assim o fizer, que eu saiba me livrar de mais bagagem ruim. Tenha certeza, meu caro amigo, só prossigo com meia bagagem pronta.

5 comentários:

  1. Eu ando precisando esvaziar um pouco da minha bagagem, temos que deixar sempre meia cheia essa mochila, pois assim caberá coisas boas que encontrarmos pelo caminho.
    Lindo demais.

    Bjs =)

    ResponderExcluir
  2. Gabriela, boa faxina essa! a fé deve permanecer, sim. a fé é fundamental. as crenças religiosas nem tanto, mas a fé sim.

    abraços

    ResponderExcluir
  3. Uau, excelente decisão e iniciativa! Só temos a ganhar e a aprender quando agimos assim, Gabi.

    Gostei demais! =)

    Beijocas!

    ℓυηα

    ResponderExcluir
  4. Pôxa Gabriela, você é sempre tão incisiva e ao mesmo tempo tão sublime, admiro muito a forma como você vê o mundo.

    Respeitosos beijitos.

    ResponderExcluir
  5. ou, trocar pelo fardo de jesus que é leve.

    ResponderExcluir